1. Página Inicial
  2. Sobre o Diálogo
  3. Quem somos
  4. Atividades
  5. Ágora
  6. Biblioteca
  7. Notícias
  8. Contato


Ciclo de Diálogos 2011

Escola de Diálogo de São Paulo / The Hub


A Escola de Diálogo de São Paulo e o Hub têm a satisfação de oferecer o Ciclo de Diálogos – encontros com pessoas e temas que podem trazer contribuições importantes para a sua vida neste momento crucial que atravessamos.
Nestes encontros, o facilitador, após sua contribuição para o tema, fará um diálogo com os participantes – momento de aprofundamento conjunto e troca de experiências.
Buscamos trazer ao Hub temas que têm afinidade com as propostas de sustentabilidade do grupo de empreendedores que o constitui, e ao mesmo tempo trazer novos campos de conhecimento. Queremos também que esses encontros sejam freqüentados por pessoas de diversas gerações... tudo isto faz parte do Diálogo!

LOCAL      – The Hub – R. Bela Cintra, Rua Bela Cintra, 409, Consolação, São Paulo
DIAS          – nas quintas-feiras 18 de agosto; 1, 22 e 29 de setembro; 6, 20 e 27 de outubro; 10 e 24 de novembro; e 1, 8 e 15 de dezembro.
HORÁRIO – às 20:30 horas PONTUALMENTE
PREÇO     – mínimo: R$ 30 (trinta reais) por encontro; ideal: R$ 45 (quarenta e cinco reais) por encontro. Informe-se sobre o desconto para participar de todos os encontros.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES – Escola de Diálogo de São Paulo, fone (11) 3432-6642, das 11:00 às 16:00 hs.

VAGAS LIMITADAS. ANTECIPE SUA INSCRIÇÃO.

18 de AgostoEncontro com Arnaldo Bassoli: o Horizonte do Diálogo em 2011

Parece cada vez mais importante aprender (ou relembrar) sobre o Diálogo neste mundo tão acelerado e desequilibrado, mas também tão desafiador, de 2011! Em muitas partes do mundo, estudos sobre as conversações são realizados, na manifestação de uma consciência coletiva, ainda inicial mas muito importante, de que é preciso aproveitar bem a energia dos encontros e das conversações. Há muito trabalho pela frente para tornar o futuro mais viável.
Este primeiro encontro do Ciclo trará ao participante o ensejo de conhecer e praticar um pouco o Diálogo em seus fundamentos essenciais, para poder levar essa experiência para outros momentos de sua vida. Com isso, poderá participar melhor, também, dos demais encontros do Ciclo de Diálogos da Escola de Diálogo de São Paulo / The Hub.
Arnaldo Bassoli é psicoterapeuta e fundador da Escola de Diálogo de São Paulo,  professor de diversos cursos de pós-graduação e mediador. Trabalha há mais de dez anos com a sensibilização para o Diálogo e abordagens dialógicas de liderança e mediação. Estuda as mitologias e tradições em uma perspectiva transcultural e transdisciplinar. Criou vários programas para a sensibilização para o Diálogo e desenvolvimento da cultura do Diálogo em organizações de diversos setores.

1 de SetembroEncontro com Amâncio Friaça: A evolução das biosferas e o nosso futuro – um olhar da astrobiologia

Uma conseqüência fundamental do olhar ao cosmos que nos rodeia é nos darmos conta da situação rara e preciosa da Terra no contexto cósmico. Na Galáxia, poucos lugares reuniriam as condições da Terra para abrigar vida complexa. E, por outro lado, a própria habitabilidade da Terra depende de sua interação com seu entorno astronômico. A biodiversidade do nosso planeta não teria alcançado o seu nível altíssimo se não fossem eventos cósmicos tanto violentos quanto fertilizantes. Neste momento, os impactos da humanidade sobre a biosfera se unem às forças naturais, tanto terrestres como extraterrestres, para modelar o local onde vivemos. A astrobiologia, o estudo da vida no contexto cósmico, revela-se uma poderosa ferramenta intelectual para compreender e orientar a ação humana tendo em vista do seu futuro na Terra e além.
Amâncio Friaça é astrofisico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Pesquisador nas áreas de Astrobiologia, Cosmologia e Transdisciplinaridade. Organizador e co-autor do livro “Astronomia: uma visão do Universo”,  pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti 2001 na categoria “Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática”. Organizador e co-autor do livro “Educação e Transdisciplinaridade”.

22 de SetembroEncontro com Carlos Alberto de O. Carvalho: A mente em rede

A grande transformação promovida pela intensa utilização da internet em todos os aspectos da sociedade está causando uma verdadeira revolução, uma ruptura de paradigmas, exigindo uma nova maneira de pensar a realidade. Dentro do que vários autores apontam como o surgimento da "sociedade em rede", como Don Tapscott em " MakroWikinomics" , uma nova forma de representação da realidade e da nossa própria identidade está nascendo.
Uma mente compartilhada, colaborativa, integrada e interdependente estará superando a mente hierarquizada, superespecializada e egocêntrica, raiz de uma realidade fragmentada onde solidão e isolamento são marca registrada. Neste encontro compartilharemos a experiência vivencial de um modelo de construção da "Mente em Rede".
Carlos Alberto de O. Carvalho é psicólogo clínico formado pela PUC/SP, com especialização em psiconeurofisiologia pela SOVESP, sob orientação do psiquiatra italiano Dr. Federico Navarro. Formou-se em economia pela FAAP/SP, atuando como analista econômico financeiro. Praticante de Yoga e Meditação Tibetana desde 1984, origem do interesse pela "mente primordial" e pelo conceito de interdependência. Atua como coach, moderador de grupos e palestrante junto a diversas organizações. Atende em consultório particular com técnicas corporais há mais de 20 anos.

29 de SetembroEncontro com Sukie Miller: A Força Vital da Morte

A Psicologia Esotérica – e muitas tradições mundiais – nos diz que é muito mais fácil viver do que nascer. Diz-nos também que a morte é realmente o começo de uma grande aventura e não apenas o final de nossas vidas. Esta aventura seguinte é chamada de Pós-Morte e muitas tradições e religiões, no mundo todo, traçaram extensos mapas desta geografia desconhecida. Úteis para depois que morrermos, estes mapas e rituais podem guiar-nos também através das mini-mortes que experienciamos quando perdemos um ente querido, quando passamos pelo fim de um casamento, a morte de uma carreira ou de um sonho.
O que são esses mapas? Como funciona essa jornada? Quando termina a aventura do Pós-morte? Neste encontro poderemos dedicar-nos a explorar as respostas para estas e outras questões.
Sukie Miller, Ph.D., passou muitos anos entrevistando líderes religiosos, xamãs, sacerdotes e homens santos sobre “O que acontece depois que morremos?” É psicóloga e autor de “Depois da Vida” e “Quando uma Criança Morre”, e outros livros ainda não traduzidos para o português. Foi diretora do Esalen Institute na Califórnia, e Membro do Conselho do Instituto C. G. Jung de São Francisco.  Sua entrevista sobre o ‘Pós-Morte” para o programa “Alternativa” de Patricya Travassos, no canal GNT, com uma hora de duração, foi votado com um dos dez momentos memoráveis do ano. A Dra. Miller vive em São Paulo, onde atende em sua clínica particular.

6 de Outubro – Encontro com Roberto Martini: A Pedagogia da Cooperação

A Pedagogia da Cooperação é uma metodologia de intervenção grupal que, apoiada em princípios como cooperação e coexistência, busca criar um espaço de diálogo, construção coletiva e autonomia para que o próprio grupo que vive a experiência reúna soluções para elucidar ou intervir nas inquietações apresentadas.
Tal metodologia utiliza ainda uma série de processos que ajudam as pessoas nessa trajetória de descobertas, entre eles os Jogos Cooperativos e as Danças Circulares.
Neste encontro poderemos vivenciar e conhecer os aspectos mais importantes desta pedagogia, que é um enorme passo para a educação mais afinada com os tempos que se avizinham.
Roberto Martini é Sócio-facilitador do Projeto Cooperação. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Licenciado em Educação Física e Pós-Graduado em Psicomotricidade. Docente dos cursos de pós-graduação na FEFISA, UFMT e UNIMONTE.

20 de Outubro – Encontro com Patrick Paul: O Mundo dos Sonhos

Os sonhos são indicadores do tipo de relacionamento que se estabelece entre o consciente e o inconsciente da pessoa. Manifestando diferentes níveis, eles testemunham o nível de realidade em que ela se situa em seu caminho interior e espiritual. Conforme o nível de realidade em que nos situamos, ocorrem os sonhos – alguns no nível mais existencial, outros mais simbólicos, arquetípicos, iniciáticos. Estes trazem uma qualidade mais numinosa, são mais poderosos, transformadores, alquímicos. Outros ainda trazem um sentido mais concreto ou alegórico, ou nos surgem como “pura fantasia”. Há sonhos repetitivos, que mostram a necessidade de conscientização de algo; sonhos que implicam mais o corpo, o que mostra sua ligação com o inconsciente; sonhos que oferecem o sentimento de que houve uma ligação com os mortos, ou premonições.
Neste encontro, poderemos compreender um pouco melhor como os sonhos podem nos ajudar a conhecer nossa dinâmica psíquica, que está envolvida com todos os aspectos de nossa existência como sujeitos – dos mais sutis aos práticos, imediatos, cotidianos – favorecendo a integração e a assimilação do que vivemos.
Patrick Paul é Doutor em Medicina e Livre-Docente em Ciências de Educação, Mestre de Ciências em Microbiologia, Mestre em Antropologia, homeopata, acupunturista. Atualmente é Professor Visitante na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.
Ele se interessa há mais de quarenta anos sobre o domínio dos sonhos, do simbolismo e de suas relações com o conhecimento interior e a iniciação (alquimia, cabala, taoísmo, cavalaria). Suas pesquisas levaram-no ao desenvolvimento de um modelo de “invariância antropológica”, ao mesmo tempo transcultural, transdisciplinar e transpessoal. É autor de numerosas publicações na França, no Brasil e em vários outros países.

27 de Outubro – Encontro com Américo Sommerman: O Grande Jogo e o caminho espiritual – um olhar dialógico e transcultural com Jacob Boehme, Plotino e a mística judaica

Um diálogo com os participantes sobre o que eles entendem por “caminho espiritual”, propondo como contraponto à opinião de cada um dos participantes um dos jogos infantis tradicionais e a perspectiva sapiencial da tradição platônica por meio de Plotino (século III d.C.), da tradição mística e hermética cristã por meio de Jacob Boehme (século XVII) e da tradição mística judaica ou Cabalá.
Américo Sommerman é Graduado em Filosofia, Mestre em Ciências da Educação, Doutorando em Difusão do Conhecimento (2008-2011). Primeiro editor e tradutor brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C., e de Jacob Boehme, grande metafísico alemão do século XVII. Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O Livro do Esplendor), obra máxima da mística judaica. Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS e membro ativo do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires – CIRET. Conselheiro do Instituto Arapoty de Cultura Indígena. Co-criador da Agência cultural ArteTrans.Net. Praticante de Kung Fu estilo Louva-a-deus há quase 7 anos, 10a faixa (preta)

17 de Novembro – Encontro com Carlos Alberto de O. Carvalho: A mente em rede

A grande transformação promovida pela intensa utilização da internet em todos os aspectos da sociedade está causando uma verdadeira revolução, uma ruptura de paradigmas, exigindo uma nova maneira de pensar a realidade. Dentro do que vários autores apontam como o surgimento da "sociedade em rede", como Don Tapscott em " MakroWikinomics" , uma nova forma de representação da realidade e da nossa própria identidade está nascendo.
Uma mente compartilhada, colaborativa, integrada e interdependente estará superando a mente hierarquizada, superespecializada e egocêntrica, raiz de uma realidade fragmentada onde solidão e isolamento são marca registrada. Neste encontro compartilharemos a experiência vivencial de um modelo de construção da "Mente em Rede".
Carlos Alberto de O. Carvalho é psicólogo clínico formado pela PUC/SP, com especialização em psiconeurofisiologia pela SOVESP, sob orientação do psiquiatra italiano Dr. Federico Navarro. Formou-se em economia pela FAAP/SP, atuando como analista econômico financeiro. Praticante de Yoga e Meditação Tibetana desde 1984, origem do interesse pela "mente primordial" e pelo conceito de interdependência. Atua como coach, moderador de grupos e palestrante junto a diversas organizações. Atende em consultório particular com técnicas corporais há mais de 20 anos.

24 de Novembro – Encontro com José Bueno: O Artista e o Guerreiro em cada um de nós

No Aikido e no Sumi-e encontram-se princípios básicos da arte Zen: suavidade, pureza, simplicidade e elegância. A prática da presença somada e da sincera conexão com o mundo externo, permitem aflorar as qualidades do artista e do guerreiro que todos possuímos. Ser artista e guerreiro é integrar sensibilidade e compaixão na experiência de viver e conviver.
José Bueno é arquiteto e urbanista graduado pela USP. Dirige o Instituto Harmonia desde 1994. Como mestre na arte Aikido, trabalhou por dez anos como facilitador nos programas de desenvolvimento de executivos da Amana-Key. Coordena o Projeto Tintim que promove a convivência entre gerações em ambientes informais de aprendizagem e é o co-criador do Projeto Rios e Ruas que explora uma nova relação dos cidadãos com a natureza urbana.

1o. de Dezembro – Encontro com Oscar Quiroga: A Revolução é Íntima

Como a civilização não é uma entidade abstrata desvinculada da presença humana, toda formulação de melhora ou piora dessa se processa no âmbito mais íntimo de nossa humanidade, nos pensamentos que pensamos, nos sentimentos que sentimos e as atitudes que decidimos tomar. É evidente que na atualidade vivemos um ponto de mutação nesta dimensão que chamamos de civilização, o que sugere ser mais importante do que o normal que sejamos lúcidos a respeito desta reviravolta que se processa na nossa intimidade.
Surge nesse processo a questão da espiritualidade, que por ter sido associada à Religião, perdeu sua riqueza e foi limitada através dos dogmas peculiares de cada uma das religiões. A revolução íntima requer o resgate da espiritualidade, principalmente no sentido de compreender o erro que foi colocar em margens opostas a vida material e a vida espiritual.
O desenvolvimento da espiritualidade induz a pensar no bem comum e a protegê-lo, condições essenciais para a construção de uma civilização que se ajuste a nossas necessidades de progresso e bem-estar.
Oscar Quiroga é Psicólogo formado pela PUC-SP dedicado à pesquisa e trabalho astrológico. Membro da Academia de Letras do Distrito Federal. Instrutor de Raja Yoga.
ATENÇÃO AO HORÁRIO DE INÍCIO DESTE ENCONTRO: 19:15 PONTUALMENTE!

8 de Dezembro – Encontro com Jean-Paul Metzger: Sustentabilidade e transdisciplinaridade

O desenvolvimento sustentável pressupõe a co-ocorrência de benefícios econômicos, justiça social e sustentabilidade ecológica. Apesar deste conceito ser atraente, ele é difícil (senão impossível) de ser posto em prática, em primeiro lugar porque a obtenção de benefícios econômicos ocorre muitas vezes em detrimento da sustentabilidade ecológica e da distribuição igualitária destes benefícios. Esse conceito é uma tentativa de integrar dois grandes mitos da civilização ocidental: o mito do progresso contínuo e infinito; e o mito da vida em harmonia com a vida selvagem. Esse encontro do Ciclo de Diálogos tem como objetivo discutir criticamente o conceito de sustentabilidade, e analisar até que ponto abordagens “transdisciplinares” para a solução de problemas ambientais permitiriam facilitar a busca da sustentabilidade.
Jean Paul Metzger é biólogo, Professor Titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de Sao Paulo, com doutorado em Ecologia de Paisagens pela Université Paul Sabatier (Toulouse, França). Trabalha com conservação de espécies em paisagens fragmentadas, com foco em áreas florestadas da Mata Atlântica e da Amazônia. É vice-presidente (2011-2014) da International Association for Landscape Ecology (IALE), e foi o primeiro presidente da seção brasileira da IALE. Publicou mais de 70 artigos veiculados em revistas científicas nacionais e internacionais, auxiliou na organização de 4 livros e escreveu 15 capítulos de livros na área de ecologia e conservação biológica.









--
ESCOLA DE DIÁLOGO DE SÃO PAULO - CRP 06/4020/J
Rua Padre Cerdá, 163 - Vila Madalena, 05448-050, São Paulo SP
contato@escoladedialogo.com.br
Fones 11 3432-6642 | Fax 11 3021-0108
Validar XHTML   Validar CSS