1. Página Inicial
  5. Ágora
  6. Biblioteca
  8. Contato

Filmes sobre Neurociência, a consciência e o funcionamento do cérebro

Estes filmes apresentam-nos novíssimos aspectos da pesquisa no campo da neurociência: o cérebro e seu funcionamento; a consciência; a neurociência da meditação e dos estados mentais. Trazem-nos também informações sobre as implicações essas descobertas têm para a nossa visão de mundo.

Matthieu Ricard e a felicidade

Matthieu Ricard, doutor em biologia pelo Instituto Pasteur de Paris, em certo momento mudou radicalmente o rumo de sua vida e passou mais de duas décadas aprendendo sobre meditação e os estados de consciência em monastérios do Tibete. Depois disto, reconectou-se com o mundo ocidental, e passou a integrar um dos mais importantes centros de pesquisa sobre a neurociência da mente e da meditação. Nesta conferência, fala-nos sobre o que aprendeu sobre a felicidade segundo a visão budista.

O relato da neurocientista Jill Taylor sobre seu derrame cerebral

Jill Taylor experienciou aquilo que seria uma grande tragédia e ao mesmo tempo a grande bênção para um pesquisador da neurociência: um derrame no hemisfério esquerdo do cérebro. Nos instantes subsequentes pôde testemunhar o que é a visão do hemisfério direito, ligada à conexão com o universo, com o todo, com a energia que nos circunda e de que fazemos parte. Nesta conferência, relata-nos o que viveu e nos traz uma importante mensagem...

V. S. Ramachandran e o funcionamento do cérebro e da mente

O neurocientista V. S. Ramachandran estuda o funcionamento cerebral através de pacientes que tiveram lesões devido a acidentes ou derrames, e que lhes trouxeram comprometimentos muito específicos em funções físicas ou mentais. Neste filme, examina três diferentes casos que nos permitem compreender com grande clareza como é o funcionamento do cérebro na criatividade, na arte e na inovação.

Daniel Dennett fala sobre a consciência

O filósofo e cientista cognitivo Dan Dennett, nesta palestra, mostra-nos que estamos muito longe de ser "donos", e até mesmo de compreender, a nossa consciência. O mito de que sabemos o que sabemos é um daqueles a que nos aferramos com mais apego, por envolver talvez muito da nossa autoestima e sensação de estar no controle das nossas próprias vidas.
Neste vídeo, feito em uma conferência que realizou no TED, Dennett desconstrói algumas das crenças mais arraigadas que temos sobre, afinal, quais são os limites da nossa consciência.

ESCOLA DE DIÁLOGO DE SÃO PAULO - CRP 06/4020/J
Rua Padre Cerdá, 163 - Vila Madalena, 05448-050, São Paulo SP