1. Página Inicial
  2. Sobre o Diálogo
  3. Quem somos
  4. Atividades
  5. Ágora
  6. Biblioteca
  7. Notícias
  8. Contato


Filmes


Esta é uma pequena seleção de documentários e filmes em que o Diálogo ou a visão do mundo a partir a perspectiva do Pensamento Complexo, da Neurociência e da mudança de modelos mentais está presente - e praticamente todos eles você pode assistir aqui mesmo, no site.
Para nós, há verdadeiras preciosidades de conhecimento e aprendizagem nestes filmes - esperamos que lhe sejam muito úteis!

Introdução ao World Café (em inglês)
Neste filme, facilitadores e participantes de reuniões de World Café apresentam os relatos de suas experiências, ressaltando os fundamentos e pontos-chave para a realização dessa modalidade de Diálogo.

Sobre o World Café (em inglês)
Neste filme, Juanita Brown e David Isaacs, os criadores do World Café, apresentam várias idéias e princípios importantes que são fundamentos para essa prática de Diálogo. Há depoimentos de vários participantes, e trechos de um workshop conduzido por Juanita e David.

Improbable Pairs 1 - Pares Improváveis 1 (em inglês)
Entrevista com um palestino e um israelense que iniciaram a formação de grupos de diálogo formados por cidadãos das duas nações que sofreram perdas de entes queridos durante o conflito que as aflige.

Improbable Pairs 2 - Pares Improváveis 2 (em inglês)
Filme sobre o encontro entre um piloto de aviões de caça e um revolucionário, ambos da África do Sul, após um evento que marcou a vida dos dois.

David Bohm fala sobre a verdade e a percepção (em inglês)
Nesta entrevista, o físico nuclear David Bohm fala sobre a percepção, e sobre como ela é uma ferramenta quântica através da qual nos relacionamos com o universo e, por assim dizer, o construímos. A percepção é um processo ativo, assim como é a escuta, no Diálogo. Bohm fala também sobre a ciência, a verdade e o conhecimento.

David Bohm, a física quântica e a fragmentação do homem atual (em inglês)
Nesta entrevista, David Bohm expõe elementos importantes da sua visão de mundo, em que aproximam-se a física quântica e a preocupação com encontrar uma saída para a fragmentação do homem atual. Esses elementos estarão presentes na contribuição que fez para o Diálogo, que está na origem do movimento que vemos hoje, em toda parte, na direção de mais qualidade nas conversações.

Comunicação Não-Violenta - com Marshall Rosenberg (em inglês)
Nsta entrevista, realizada em três filmes, o criador da Comunicação Não-Violenta, Marshall Rosenberg, nos traz os pontos principais dessa abordagem e prática dialógica destinada, segundo ele, a nos trazer a um estado de consciência em que é possível uma comunicação mais natural e mais livre do aprendizado cultural de oito mil anos de violência... não deixe de ver!

Uma Experiência de Diálogo e Música (em inglês)
Este filme mostra um encontro entre representantes de países envolvidos no conflito do Oriente Médio que se reúnem em círculo para dialogar e encontrar suas raízes comuns através da música.

Um Diálogo através da Dança - do espetáculo Lord of The Dance
Nesta trecho do espetáculo de dança Lord of The Dance, personagens de diferentes culturas, backgrounds, hábitos, aparência, costumes, encontram seu ponto de contato, em uma cena memorável.

Money as Debt - O Dinheiro como Dívida (em inglês)
Filme extraordinariamente atual e esclarecedor sobre como o dinheiro é gerado atualmente, tendo como base dívidas, e não a produção de bens. Proporciona uma compreensão muito importante sobre a crise financeira que se inicia.

Story of Stuff - História das Coisas (legendado)
Documentário muito conhecido, completo e didático, sobre os desequilíbrios e consequências humanas e ambientais do atual ciclo de produção de bens voltado para o consumo.

Story of Stuff - História das Coisas (dublado)
Documentário muito conhecido, completo e didático, sobre os desequilíbrios e consequências humanas e ambientais do atual ciclo de produção de bens voltado para o consumo.

Ilha das Flores (em português)
Documentário experimental de 1989, ganhador de diversos prêmcios entre os quais o Leão de Prata no Festival de Berlim de 1990. Uma crítica ácida à mecânica da sociedade de consumo e os desequilíbrios sociais e ambientais gerados por ela.

Acumulação de Lixo Plástico nos Oceanos (em inglês)
Aqui Charles Moore, da Fundação Algalita de Pesquisas Marinhas (EUA) nos mostra um pouco da terrível situação criada pelo lixo plástico nos oceanos, e o impacto que tem sobre a vida marinha.

The End of America - O Fim da América (em inglês)
A escritora Naomi Wolf pesquisou a trejetória e as medidas tomadas por vários ditadores em seus períodos de governo - Hitler, Mussolini, ditaduras européias, sul-americanas, africanas e asiáticas - e chegou a dez passos principais para que, através do medo, ocorra a violação ou a suspensão do estado de direito. Depois, verificou que esses dez passos já estavam presentes durante a administração Bush, após o 11 de setembro... Um vídeo sobre como o pensamento linear pode, com sua lógica parcial, levar a distorções enormes na vida social e política.

Freedom Writers - Escritores da Liberdade
Freedom Writers (conhecido no Brasil como Escritores da Liberdade) é um filme norte-americano lançado em 2007. Dirigido por Richard LaGravenese e produzido por Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher, o filme é estrelado por Hilary Swank e é inspirados nos eventos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, baseado nos relatos da professora Erin Gruwell e seus diversos alunos. Uma história real que é um exemplo verdadeiro do poder que o Diálogo tem de criar novas realidades humanas individuais e sociais.

Depoimentos de Psicanalistas sobre a Psicanálise e a atualidade
(em inglês)
Neste filme, realizado pelo Instituto de Psicanálise da Grã-Bretanha, psicanalistas da velha geração oferecem-nos seus depoimentos sobre aquilo que consideram importante, hoje, como qualidades para ser um psicoterapeuta, e analisam o momento atual para o exercício da profissão. Hä várias alusões à subjetividade, à atenção ao momento presente, à incerteza, ao verdadeiro espírito do serviço ao outro. Um raro momento de contato com a sabedoria de vida acumulada nestas grandes figuras da psicanálise e da psicoterapia.

Filmes sobre a Física Quântica e a Teoria da Incerteza

Estes filmes ajudam a esclarecer aspectos da Física Quântica fundamentais para compreender o que ela realmente descobriu, e que implicações essas descobertas têm para a nossa visão de mundo.

Conferências sobre Neurociência, a consciência e o funcionamento do cérebro
Nestes vídeos, apresentamos as contribuições de neurocientistas como Jill Taylor, V. S. Ramachandran, e de pesquisadores transdisciplinares como Matthieu Ricard para a compreensão das relações entre o cérebro e a mente. Estas descobertas nos trazem elementos para construir uma nova percepção do homem e de suas relações consigo mesmo e com a sociedade.

Bertrand Piccard, balonista, sobre pioneirismo, mudança e o que deixaremos para as novas gerações
Nesta conferência de Bertrand Piccard para o TED, um depoimento muito significativo, feito por um pioneiro, sobre o que é a mudança, a inovação, e a ética do momento que atravessamos: o que deixaremos para as futuras gerações? Como mudar, se estamos tão cheios de lastros que nos impedem de voar mais alto?

Brene Brown, assistente social, pesquisadora e contatora de histórias, sobre aspectos psicológicos da felicidade ou do infortúnio
Nesta conferência da assistente social Brene Brown para o TED, podemos conhecer o que ela descobriu sobre as raízes psicológicas do sucesso ou insucesso nas situações importantes da vida. O que nos leva a ter dificuldades onde outros conseguem ultrapassar obstáculos? Qual é o fundamento psicológico do crescimento pessoal?












--
ESCOLA DE DIÁLOGO DE SÃO PAULO - CRP 06/4020/J
Rua Padre Cerdá, 163 - Vila Madalena, 05448-050, São Paulo SP
contato@escoladedialogo.com.br
Fones 11 3432-6642 | Fax 11 3021-0108
Validar XHTML   Validar CSS